Pesquisar
Close this search box.

BLOG RACE

Tudo que você precisa saber quando o assunto é Comunicação!

imagem de monitoramento

Maximizando o Potencial Digital: A Importância do Monitoramento de Redes Sociais

Por Felipe Biani Atualmente, vivemos em um mundo amplamente digitalizado, onde a Internet nos proporciona acesso a uma variedade de recursos. Em um cenário onde nossa presença online é tão …

A Nova Era do LinkedIn: Como Aproveitar as Mudanças em seu Perfil Profissional

Por Diego Gandolfo Como profissionais em busca de oportunidades e conexões valiosas, é importante ficarmos atentos às mudanças nas plataformas que usamos para promover nossa carreira. Recentemente, o LinkedIn, a …

Processo eficiente para uma gestão de crise assertiva

Processo eficiente para uma gestão de crise assertiva, por Maira Manesco Estamos vivendo em um mundo dinâmico e complexo. As organizações estão constantemente expostas a infinitos desafios que podem comprometer …

Comunicação Interna: 05 tendências para 2024

Por Maju Pessoa Cada vez mais, a Comunicação Interna se revela como uma das áreas mais estratégicas e essenciais nas organizações, demonstrando ser um ponto em comum das empresas com …
Marketing Digital

6 passos para Dominar as Redes Sociais com Marketing Digital de Alto Impacto

Por Priscila Santana Conquistar as redes sociais com Marketing Digital não é apenas uma tarefa, é uma arte que demanda estratégia, criatividade e consistência. Com bilhões de usuários ativos em …

Seu público interno conhece a identidade da sua marca?

Se uma identidade visual bem planejada transforma a percepção de determinada marca externamente, os efeitos são igualmente observados internamente. Uma das peças-chave de uma comunicação interna bem estruturada é o fato de todos os colaboradores estarem alinhados com as políticas da empresa, e, claro, conhecer quem é a marca com a qual estão trabalhando, para gerar identificação e engajamento. Mas seu público interno conhece a identidade visual da sua marca?

Além do fator de que conhecendo melhor a marca os colaboradores também estarão mais engajados,  deve-se partir do pressuposto que o público interno (nos diferentes níveis) é um porta-voz de qualquer que seja a organização. Basta lembrar que estamos em plena era da revolução digital, onde todos, sem exceção, têm autonomia para atuar como produtor de conteúdo e de informação graças às redes sociais na internet.

É fundamental que as organizações trabalhem sua identidade visual principalmente no âmbito interno.

Em primeira instância, a empresa deve construir uma identidade visual sólida. Um investimento nessa criação garantirá credibilidade para a organização pois toda comunicação que sua marca fará estará alinhada e conectada, passando uma mensagem sólida para clientes e prospects. Veja aqui um debate dos Insights da Race sobre isso. Porém, um grande risco das empresas é investir na comunicação voltada apenas ao público externo, esquecendo-se dos próprios colaboradores. E o erro é bastante comum!

https://racecomunicacao.com.br/blog/os-valores-da-empresa-atraves-da-gestao-de-imagem/

Não é novidade, muito infelizmente, encontrar profissionais que desconhecem elementos básicos da organização em que estão inseridos, como logo e slogan, o que dirá então de questões mais “complexas” como manual de identidade, utilização de marca, etc.

Por isso, como meio de reforçar e dar base a quaisquer ações voltadas ao público externo, uma marca precisa, mais do que tudo, se fazer conhecida por seus colaboradores.

E, nesse cenário, a organização pode optar por “divulgar sua marca a” ou “compartilhar sua identidade com” os colaboradores, com a diferença que a segunda opção reforçará naquele público a sensação de pertencimento com efeitos muito mais consistentes.

Afinal, serão eles os primeiros responsáveis por referendar qualquer iniciativa/comunicação voltada ao público externo.

Por Filipe Andrade

Seu público interno conhece a identidade da sua marca?

Por Filipe Andrade

Se uma identidade visual bem planejada transforma a percepção de determinada marca externamente, os efeitos são igualmente observados internamente. Uma das peças-chave de uma comunicação interna bem estruturada é o fato de todos os colaboradores estarem alinhados com as políticas da empresa, e, claro, conhecer quem é a marca com a qual estão trabalhando, para gerar identificação e engajamento.

Mas seu público interno conhece a identidade visual da sua marca?

Além do fator de que, conhecendo melhor a marca os colaboradores também estarão mais engajados,  deve-se partir do pressuposto que o público interno (nos diferentes níveis) é um porta-voz de qualquer que seja a organização. Basta lembrar que estamos em plena era da revolução digital, onde todos, sem exceção, têm autonomia para atuar como produtor de conteúdo e de informação graças às redes sociais na internet.

É fundamental que as organizações trabalhem sua identidade visual, principalmente no âmbito interno.

Em primeira instância, a empresa deve construir uma identidade visual sólida. Um investimento nessa criação garantirá credibilidade para a organização pois toda comunicação que sua marca fará estará alinhada e conectada, passando uma mensagem sólida para clientes e prospects.

Veja aqui um debate dos Insights da Race sobre isso.

Porém, um grande risco das empresas é investir na comunicação voltada apenas ao público externo, esquecendo-se dos próprios colaboradores. E o erro é bastante comum!

https://racecomunicacao.com.br/blog/os-valores-da-empresa-atraves-da-gestao-de-imagem/

Não é novidade, muito infelizmente, encontrar profissionais que desconhecem elementos básicos da organização em que estão inseridos, como logo e slogan, o que dirá então de questões mais “complexas” como manual de identidade, utilização de marca, etc.

Por isso, como meio de reforçar e dar base a quaisquer ações voltadas ao público externo, uma marca precisa, mais do que tudo, se fazer conhecida por seus colaboradores.

E, nesse cenário, a organização pode optar por “divulgar sua marca a” ou “compartilhar sua identidade com” os colaboradores, com a diferença que a segunda opção reforçará naquele público a sensação de pertencimento com efeitos muito mais consistentes. Afinal, serão eles os primeiros responsáveis por referendar qualquer iniciativa/comunicação voltada ao público externo.

Ficou interessado nesse conteúdo sobre identidade de marca? A Race Comunicação pode ajudar a sua empresa a desenvolver a melhor identidade! Entre em contato conosco.

Já pensou em investir mais no offline para atrair clientes? Hoje separamos dicas para não errar mais na apresentação do estande e materiais de divulgação e atrair mais vendas. O segredo é: nas feiras e eventos: invista em comunicação visual para atrair mais clientes.

“Quer chamar atenção? Ponha uma melancia na cabeça!”. A frase pode até ter uma conotação negativa no uso diário, mas quando o assunto é a disputa por espaço no meio corporativo, não é exagero nenhum recorrer a ela. Ainda mais se formos pensar em feiras, congressos e afins.

Estamos falando de eventos em que as pessoas andam de um lado para o outro, veem estandes com novidades em todos os cantos, são impactadas por cores chamativas o tempo todo. Nessas ocasiões, o pior que pode acontecer para uma empresa é não ser percebida diante de tantas distrações. Mas, como se destacar, afinal? A tarefa não é simples, mas a comunicação visual pode ajudar muito.

Há diversos recursos que podem ser utilizados para atrair os visitantes ao seu estande, e nessas horas o ideal é consultar um profissional experiente para conduzir esse trabalho. Mas, saber o que deve ser evitado com certeza já é um grande passo. Para não errar e cometer gafes na hora de apresentar sua empresa em um evento, veja abaixo três dicas infalíveis:

Mantenha a consistência

É para chamar a atenção? Sim. Mas também não é de qualquer jeito. A apresentação da sua empresa precisa estar em sintonia com a mensagem que se espera passar. Se a empresa é do mercado de tecnologia, tudo precisa acompanhar um conceito moderno e inovador. Tenha em seu estande aparelhos de última geração, aposte em cores, design, arquitetura e em uma abordagem bem high tech.

Alinhe a comunicação

Não adianta ter uma postura super tradicional nos folders da empresa e nas redes sociais ser completamente descolado. Utilizar cores frias como base da sua marca e mudar isso na hora de se apresentar em feiras e congressos. A mudança das cores confunde o público e prejudica a identificação. A comunicação precisa estar alinhada em absolutamente tudo.

Economize nas palavras

Você sabia que o ser humano processa imagens 60.000 vezes mais rápido do que textos? Isso significa que não adianta elaborar parágrafos e mais parágrafos para chamar a atenção do seu público em um evento, pois seu texto simplesmente não será lido. Invista muito mais nas ilustrações para se comunicar durante esse período, nessas horas lembra-se da máxima: “uma imagem vale mais que mil palavras”.

Por Thamyris Barbora

comunicação visual

Por Thamyris Barbora

Já pensou em investir mais no offline para atrair clientes? Hoje separamos dicas para não errar mais na apresentação do estande e materiais de divulgação e atrair mais vendas. O segredo é: nas feiras e eventos: invista em comunicação visual para atrair mais clientes.

“Quer chamar atenção? Ponha uma melancia na cabeça!” A frase pode até ter uma conotação negativa no uso diário, mas quando o assunto é a disputa por espaço no meio corporativo, não é exagero nenhum recorrer a ela. Ainda mais se formos pensar em feiras, congressos e afins.

Estamos falando de eventos em que as pessoas andam de um lado para o outro, veem estandes com novidades em todos os cantos, são impactadas por cores chamativas o tempo todo. Nessas ocasiões, o pior que pode acontecer para uma empresa é não ser percebida diante de tantas distrações. Mas, como se destacar, afinal? A tarefa não é simples, mas a comunicação visual pode ajudar muito.

Há diversos recursos de comunicação visual que podem ser utilizados para atrair os visitantes ao seu estande, e nessas horas o ideal é consultar um profissional experiente para conduzir esse trabalho. Mas, saber o que deve ser evitado com certeza já é um grande passo. Para não errar e cometer gafes na hora de apresentar sua empresa em um evento, veja abaixo três dicas infalíveis:

1) Mantenha a consistência

É para chamar a atenção? Sim. Mas também não é de qualquer jeito. A apresentação da sua empresa precisa estar em sintonia com a mensagem que se espera passar. Se a empresa é do mercado de tecnologia, tudo precisa acompanhar um conceito moderno e inovador. Tenha em seu estande aparelhos de última geração, aposte em cores, design, arquitetura e em uma abordagem bem high tech.

2) Alinhe a comunicação visual

Não adianta ter uma postura super tradicional nos folders da empresa e nas redes sociais ser completamente descolado. Utilizar cores frias como base da sua marca e mudar isso na hora de se apresentar em feiras e congressos. A mudança das cores confunde o público e prejudica a identificação. A comunicação precisa estar alinhada em absolutamente tudo.

3) Economize nas palavras

Você sabia que o ser humano processa imagens 60.000 vezes mais rápido do que textos? Isso significa que não adianta elaborar parágrafos e mais parágrafos para chamar a atenção do seu público em um evento, pois seu texto simplesmente não será lido. Invista muito mais nas ilustrações para se comunicar durante esse período, nessas horas lembra-se da máxima: “uma imagem vale mais que mil palavras”.

Quer ajuda para a comunicação visual da sua empresa deslanchar? Conte com o time de especialistas da Race Comunicação.

5 dicas de diagramação para feed do Instagram

O Instagram é a rede social que mais cresce no mundo, contanto com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês. Destes usuários, 80% seguem o perfil de alguma marca na plataforma, segundo dados divulgados pelo próprio Instagram. Mas será que a sua marca sabe se destacar nessa plataforma e evitar o overview do posicionamento? Pensando nisso, separamos 5 dicas de diagramação para feed do Instagram que farão seu negócio se destacar na rede social queridinha do momento.

Desde tempos de Fotolog e Flogão, o universo online tem sido direcionado ao compartilhamento de imagens, chegando hoje ao Instagram, rede que só fica atrás do Facebook quando o assunto é engajamento dos usuários. Nessas plataformas o objetivo é compartilhar imagens que dizem muito sobre você, sua marca e seu posicionamento. Com tantas atualizações e mudanças de algoritmo nem tudo o que é publicado aparece para seus seguidores, o que os leva, muitas vezes, a acessar diretamente seu perfil e visualizar seu feed.

E, como numa apresentação institucional, a forma como as imagens são dispostas dizem muito sobre seu posicionamento no Instagram. Imagens com qualidade e bem produzidas são como manchetes, levam o seguidor a acessar o conteúdo e quem sabe iniciar uma jornada de compra ou relacionamento com a marca. Imagem é conteúdo! O conteúdo visual no Instagram chega a ser mais relevante que a informação elaborada no post. Mas, também não precisa ser uma super produção, porque as pessoas querem ver o “real life” dos perfis.

Antes das 5 dicas vai uma sugestão: já pensou em seguir o próprio Instagram no Instagram? É uma ótima tática para ter sempre por perto referências sobre como os especialistas da plataforma estão usando e abusando dos recursos disponíveis.

 

 

Então anota aí 5 dicas de diagramação para feed do Instagram para dar um upgrade na comunicação visual da sua marca:

1. Coerência: texto e imagem precisam conversar, eles se complementam
2. Personas: explore informações físicas que representem seu posicionamento de mercado. Conheça seu público e identifique suas personas.
3. Qualidade: fotografias em alta qualidade são regra. Invista em um ensaio ou um bom banco de imagens
4. Curadoria: faça uma boa seleção de imagens e nada de postar fotos com equipamentos eletrônicos desligados, repetir imagens ou usar fotos parecidas
5. Real life: publique imagens que tenham ligação com a sua realidade, sem edições exageras; aposte na diversidade!

Lembre-se: seu feed é o seu cartão de visitas no Instagram!

Por Lívia Caixeta 

5 dicas de diagramação para feed do Instagram

Por Lívia Caixeta 

O Instagram é a rede social que mais cresce no mundo, contanto com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês. Destes usuários, 80% seguem o perfil de alguma marca na plataforma, segundo dados divulgados pelo próprio Instagram. Mas será que a sua marca sabe se destacar nessa rede social e evitar o overview do posicionamento?

Pensando nisso, separamos nesse post 5 dicas de diagramação para feed do Instagram que farão seu negócio se destacar na rede social queridinha do momento.

Comunicação em redes sociais visuais

Desde tempos de Fotolog e Flogão, o universo online tem sido direcionado ao compartilhamento de imagens, chegando hoje ao Instagram, rede que só fica atrás do Facebook quando o assunto é engajamento dos usuários. Nessas plataformas o objetivo é compartilhar imagens que dizem muito sobre você, sua marca e seu posicionamento.

Com tantas atualizações e mudanças de algoritmo, nem tudo o que é publicado aparece para seus seguidores, o que os leva, muitas vezes, a acessar diretamente seu perfil e visualizar sua página.

E, como numa apresentação institucional, a forma como as imagens são dispostas dizem muito sobre seu posicionamento. Imagens com qualidade e bem produzidas são como manchetes, levam o seguidor a acessar o conteúdo e quem sabe iniciar uma jornada de compra ou relacionamento com a marca.

Imagem é conteúdo! O conteúdo visual no Instagram chega a ser mais relevante que a informação elaborada no post. Mas, também não precisa ser uma super produção, porque as pessoas querem ver o “real life” dos perfis.

Antes das 5 dicas vai uma sugestão: já pensou em seguir o próprio Instagram no Instagram? É uma ótima tática para ter sempre por perto referências sobre como os especialistas da plataforma estão usando e abusando dos recursos disponíveis.

 

Então anota aí 5 dicas de diagramação para dar um upgrade na comunicação visual da sua marca:

1) Coerência:

Texto e imagem precisam conversar, eles se complementam

2) Personas:

Explore informações físicas que representem seu posicionamento de mercado. Conheça seu público e identifique suas personas.

3) Qualidade:

Fotografias em alta qualidade são regra. Invista em um ensaio ou um bom banco de imagens

4) Curadoria:

Faça uma boa seleção de imagens e nada de postar fotos com equipamentos eletrônicos desligados, repetir imagens ou usar fotos parecidas

5) Real life no Instagram:

Publique imagens que tenham ligação com a sua realidade, sem edições exageradas; aposte na diversidade!

Lembre-se: seu feed é o seu cartão de visitas nessa rede social!

A Race Comunicação conta com um time de especialistas em redes sociais. Entre em contato conosco e saiba mais.

imagem de monitoramento

Maximizando o Potencial Digital: A Importância do Monitoramento de Redes Sociais

Por Felipe Biani Atualmente, vivemos em um mundo amplamente digitalizado, onde a Internet nos proporciona acesso a uma variedade de recursos. Em um cenário onde nossa presença online é tão crucial quanto a física, é fundamental manter uma vigilância constante sobre nossas interações e reputação nas redes sociais, especialmente ao lidar com marcas. O Monitoramento de Redes Sociais surge como uma ferramenta indispensável nesse contexto. O Monitoramento de Redes Sociais desempenha um papel vital para

Leia mais »

A Nova Era do LinkedIn: Como Aproveitar as Mudanças em seu Perfil Profissional

Por Diego Gandolfo Como profissionais em busca de oportunidades e conexões valiosas, é importante ficarmos atentos às mudanças nas plataformas que usamos para promover nossa carreira. Recentemente, o LinkedIn, a maior rede de networking profissional do mundo, anunciou uma série de mudanças em suas funcionalidades para proporcionar uma experiência mais inclusiva e enriquecedora para seus usuários. Uma das mudanças mais significativas é o fim do “modo criador”. Antes, os usuários precisavam ativar manualmente esse modo

Leia mais »

Processo eficiente para uma gestão de crise assertiva

Processo eficiente para uma gestão de crise assertiva, por Maira Manesco   Estamos vivendo em um mundo dinâmico e complexo. As organizações estão constantemente expostas a infinitos desafios que podem comprometer sua estabilidade e reputação. Diante deste cenário, a habilidade de gerenciar crises de forma assertiva torna-se crucial para a sobrevivência e o sucesso a longo prazo.  Assim, é necessário agir pensando em processos eficientes para enfrentar os possíveis riscos de imagem. A gestão de

Leia mais »

Comunicação Interna: 05 tendências para 2024

Por Maju Pessoa Cada vez mais, a Comunicação Interna se revela como uma das áreas mais estratégicas e essenciais nas organizações, demonstrando ser um ponto em comum das empresas com os melhores resultados financeiros. Além disso, uma boa comunicação com os colaboradores traz outras vantagens, como o fortalecimento da cultura organizacional, o estímulo ao comportamento positivo, a quebra de barreiras entre departamentos e o reconhecimento da importância do impacto do trabalho de cada colaborador. Em

Leia mais »
Marketing Digital

6 passos para Dominar as Redes Sociais com Marketing Digital de Alto Impacto

Por Priscila Santana   Conquistar as redes sociais com Marketing Digital não é apenas uma tarefa, é uma arte que demanda estratégia, criatividade e consistência. Com bilhões de usuários ativos em plataformas como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, TikTok e muito mais, o terreno é vasto para marcas e indivíduos construírem relacionamentos significativos, promoverem suas marcas e se conectarem com seu público-alvo. Se você deseja maximizar sua presença online, aqui estão estratégias eficazes focadas em Marketing

Leia mais »
O Dia Internacional da Mulher já nasceu como um dia de luta por direitos, por melhores condições de vida e, apesar de conquistas e avanços, esse dia ainda é sobre isso. 

Podemos celebrar o Dia Internacional da Mulher?

Por Priscila Santana O Dia Internacional da Mulher já nasceu como um dia de luta por direitos, por melhores condições de vida e, apesar de conquistas e avanços, esse dia ainda é sobre isso.  É sobre os desafios contínuos que enfrentamos diariamente em uma sociedade profundamente enraizada na desigualdade de gênero. Somos confrontadas com obstáculos sistêmicos que minam nossas oportunidades, nossa dignidade e nossa segurança. Você sabia que até 1932 a mulher não podia votar? 

Leia mais »