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Tudo que você precisa saber quando o assunto é Comunicação!

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Por Wilson Barros

Entender as particularidades da comunicação B2B, que é a comunicação entre empresas, é o primeiro passo para fazê-la de forma mais eficiente. Quando o assunto é a elaboração de um planejamento específico de relacionamento com a mídia, o conhecimento aprofundado das relações B2B (business to business) torna-se ainda mais necessário, pois é ele quem pautará a definição dos veículos estratégicos e dos temas a serem trabalhados.

Como ponto de partida, é preciso ter em mente que, apesar de o negócio ser feito entre companhias, os contratos são assinados entre pessoas – profissionais em horário comercial, mas seres humanos em “carne e osso”, com sentimentos, emoções e dúvidas em tempo integral.

Este mix de sentimentos – que quase sempre tem como pano de fundo negociações que envolvem grandes investimentos e expectativas de retorno – geralmente faz com que compradores B2B sintam-se um tanto inseguros na hora de tomar decisões. As escolhas invariavelmente são feitas com base em algum tipo de razão, seja ela qual for – preço, atendimento pós-venda, qualidade percebida etc.

É neste momento que a força de uma marca faz toda a diferença, contribuindo para os bons resultados na relação B2B. Apostar na imparcialidade da imprensa é uma das formas mais eficazes de atingir esse objetivo aparentemente intangível. Aqui, vale a máxima: “em termos de credibilidade, é mais eficiente alguém falar coisas boas sobre minha marca, do que eu mesmo fazê-lo”.

Como aponta Philip Kotler, referência no mundo dos negócios, em “Gestão de Marcas em Mercados B2B”, livro escrito em parceria com professor Waldemar Pfoertsch, marcas são poderosos meios de diferenciação em mercados extremamente competitivos. Quando reconhecidamente fortes, criam uma relação de lealdade com o cliente, contribuem com aumento de vendas, possibilitam que preços mais altos sejam cobrados por produtos e serviços, dentre outros benefícios.

Quando tratamos do relacionamento com a imprensa, após definir o perfil de comunicação da empresa (como ela quer ser vista?), elencar as ações e oferecer conteúdo relevante aos veículos de imprensa estratégicos é fundamental. O jornalista, personificação da mídia, desempenha papel-chave nesse relacionamento, pois é este profissional quem fará as análises imparciais em seus respectivos jornais, rádios, revistas etc.

Entretanto, a mensuração das ações em assessoria de imprensa para o mercado B2B pode não ser uma tarefa fácil. Ao contrário do que ocorre nas atividades B2C (business to consumer), os resultados podem levar meses até serem percebidos. Porém, quando associados a outros pontos importante para os clientes – como qualidade, status ou outro atributo –, podem ser bastante consistentes e lucrativos.

E que atire a primeira pedra quem nunca escolheu um produto em detrimento a outro (mesmo pagando mais caro por isso), apenas por reconhecer na marca uma garantia de que você estará adquirindo exatamente o que procura.

Assessoria de imprensa para o mercado internacional

Por João Pedro Andrade

Por mais experiência que tenha um profissional, realizar um trabalho de assessoria de imprensa para o mercado internacional é um grande desafio. Os veículos mais relevantes ainda são desconhecidos, assim como a cultura – o que influencia na maneira de produzir press releases, abordar jornalistas para possíveis encontros de relacionamento e outras atividades inerentes à profissão.

No entanto, existem algumas diretrizes que, aliadas a um plano de comunicação sólido, podem auxiliar esse processo e produzir resultados positivos para o cliente, para os veículos locais e para a própria agência – que expande seus horizontes, eleva sua reputação e ganha muito em experiências.

Primeiramente, é preciso fazer a lição de casa e estudar sobre o local aonde se pretende atuar. Conhecimentos sobre a cultura local, regulamentos, economia, política e hábitos de consumo são cruciais antes mesmo de se iniciar o trabalho. Isso irá ajudar a estruturar os próximos passos e mostrará ao cliente e/ou jornalista local que o assessor se importa com sua realidade.

Flexibilidade também é outro fator importante. É preciso lembrar que trabalhar com estrangeiros pode ser muito diferente de trabalhar com brasileiros. Não é melhor ou pior, mas muitas vezes diferenças culturais podem causar conflitos. Por isso, é importante ser maleável e compreensivo para que o trabalho seja realizado de forma harmoniosa, de modo que haja equilíbrio entre o que é importante para a agência e para o cliente.

Outro ponto importante de pesquisa é fazer o mapeamento dos veículos locais mais relevantes para, em seguida, buscar contato com jornalistas. O foco aqui é se apresentar, apresentar o cliente, seu produto e criar laços. Levar o cliente para uma visita à redação ou um almoço de relacionamento pode ser um caminho interessante. E vale lembrar que nada disso será possível sem o domínio de, no mínimo, um idioma estrangeiro e boa habilidade em se comunicar de modo geral – em outras palavras: simpatia.

Para o caso de países de dimensões continentais, como EUA, Rússia e China, é importante ter em mente que dentro do próprio país podem haver regionalismos. No Brasil, por exemplo, fazer uma divulgação para São Luís do Maranhão pode ser completamente da abordagem feita para um veículo em Curitiba. Isso ocorre em outros países também e vale aprofundar a pesquisa para não cair em estereótipos culturais.

Para concluir, é importante ter em mente que trabalhos internacionais não caem no colo, por isso é preciso antes de tudo ser reconhecido dentro do próprio país por um trabalho de excelência. É preciso estar disposto a marcar reuniões no exterior, fazer muitos telefonemas e mandar diversos e-mails. Assim como no Brasil, trabalhos no exterior são imprevisíveis e jamais haverá duas experiências idênticas.

De qualquer forma, se você está procurando uma agência para te ajudar nesse trabalho de assessoria de imprensa para o mercado internacional, entre em contato conosco. Nossa experiência com diversos mercados da América Latina, Europa, Ásia e Estados Unidos, podem ajudar o seu negócio no exterior ou empresas do exterior que querem divulgar seus negócios no Brasil.

Assessoria de imprensa para o mercado internacional

Por João Pedro Andrade

Por mais experiência que tenha um profissional da comunicação, realizar um trabalho de assessoria de imprensa para o mercado internacional é um grande desafio. Os veículos mais relevantes ainda são desconhecidos, assim como a cultura – o que influencia na maneira de produzir press releases, abordar jornalistas para possíveis encontros de relacionamento e outras atividades inerentes à profissão.

No entanto, existem algumas diretrizes que, aliadas a um plano de comunicação sólido, podem auxiliar esse processo e produzir resultados positivos para o cliente, para os veículos locais e para a própria agência – que expande seus horizontes, eleva sua reputação e ganha muito em experiências.

Nesse post vamos abordar alguns pontos importantes para realizar um trabalho de excelência e enfrentar com profissionalismo os possíveis desafios da assessoria de imprensa para o mercado internacional.

Quais os passos para fazer assessoria de imprensa para o mercado internacional?

Primeiramente, é preciso fazer a lição de casa e estudar sobre o local aonde se pretende atuar. Conhecimentos sobre a cultura local, regulamentos, economia, política e hábitos de consumo são cruciais antes mesmo de se iniciar o trabalho. Isso irá ajudar a estruturar os próximos passos e mostrará ao cliente e/ou jornalista local que o assessor se importa com sua realidade.

Flexibilidade também é outro fator importante. É preciso lembrar que trabalhar com estrangeiros pode ser muito diferente de trabalhar com brasileiros. Não é melhor ou pior, mas muitas vezes diferenças culturais podem causar conflitos. Por isso, é importante ser maleável e compreensivo para que o trabalho seja realizado de forma harmoniosa, de modo que haja equilíbrio entre o que é importante para a agência e para o cliente.

Outro ponto importante de pesquisa é fazer o mapeamento dos veículos locais (televisão, rádio, internet, jornais, revistas) mais relevantes para, em seguida, buscar contato com jornalistas importantes. O foco aqui é se apresentar, apresentar o cliente, seu produto e criar laços, sempre atento às diferenças de fuso horário.

Levar o cliente para uma visita à redação ou um almoço de relacionamento pode ser um caminho interessante. E vale lembrar que nada disso será possível sem o domínio de, no mínimo, um idioma estrangeiro e boa habilidade em se comunicar de modo geral – em outras palavras: simpatia e educação.

Para o caso de países de dimensões continentais, como EUA, Rússia e China, é importante ter em mente que dentro do próprio país podem haver regionalismos. No Brasil, por exemplo, fazer uma divulgação para São Luís do Maranhão pode ser completamente da abordagem feita para um veículo em Curitiba. Isso ocorre em outros países também e vale aprofundar a pesquisa para não cair em estereótipos culturais.

Para concluir, é importante ter em mente que trabalhos internacionais não caem no colo, por isso é preciso antes de tudo ser reconhecido dentro do próprio país por um trabalho de excelência. Conquistar uma conta internacional pode vir acompanhado de um sentimento de muita importância, mas só valerá a pena se puder entregar um trabalho à altura da empreitada.

É preciso estar disposto a marcar reuniões no exterior, talvez até viajar, fazer muitos telefonemas e mandar diversos e-mails. Assim como no Brasil, trabalhos no exterior são imprevisíveis e jamais haverá duas experiências idênticas – o que trará uma enorme riqueza de aprendizados e conquistas!

De qualquer forma, se você está procurando uma agência para te ajudar nesse trabalho de assessoria de imprensa para o mercado internacional, entre em contato conosco. Nossa equipe possui ampla experiência com diversos mercados da América Latina, Europa, Ásia e Estados Unidos, e podemos ajudar o seu negócio no exterior ou empresas do exterior que querem divulgar seus negócios no Brasil.

promover uma empresa

Por Lívia Caixeta

Em tempos de redes sociais e fake news o trabalho de assessoria de imprensa é fundamental na construção e reforço de posicionamento de marcas e na promoção de empresas. O assessor de imprensa torna-se um grande articulador entre as redações e as fontes que detém a informação oficial; e se bem realizado estreita o relacionamento entre as duas pontas de maneira que o receptor final, ou o público, ou ainda a população, será o grande beneficiado.

Mas, como chegar a este resultado de promover uma empresa com o trabalho de assessoria de imprensa?

O caminho pode ser indicado seguindo quatro passos:

1. Diagnóstico: identificar e entender as situações que podem ser pauta para a redação de maneira os requisitos de uma notícia jornalística; como já coloquei há algum tempo atrás no artigo “Que tipo de informação pode virar notícia“.

2. Planejamento: conhecer a imprensa é fundamental para avançar deste para o próximo passo, pois é aqui que se determina o valor que a notícia vai agregar à sua marca ou empresa. Não basta estar na imprensa; ter uma informação publicada em um veículo de credibilidade e que converse com seus públicos de interesse sim, isso é relevante.

3. Articulação: as assessorias de imprensa precisam saber lidar – com rapidez e eficiência – com as variáveis. Por isso, é preciso contextualizar a informação de maneira que ela seja interessante a imprensa e ao público que irá “consumir” a notícia.

4. Divulgação: o bom canal de divulgação da informação que vai agregar valor à sua marca ou empresa não está restrito à imprensa oficial. O melhor canal, na verdade, é aquele que conversa com o seu público, como já colocamos aqui no nosso blog no artigo “Assessoria de Imprensa e Content Marketing: como as redes sociais podem pautar a imprensa“.

É um trabalho de construção que muitas vezes demanda tempo, paciência e persistência. Por isso, acima de uma boa estratégia deve haver uma boa agência de assessoria de imprensa. E para saber como unir tudo isso, deixo aqui dicas valiosas do nosso diretor Rogério Artoni para contratar este serviço: 10 regras para contratar uma agência de Assessoria de Imprensa. Não deixe de conferir!

Por Daniela Dálio

A importância de uma assessoria de imprensa para o negócio de uma empresa independe se seu público é o consumidor final (B2C) ou outra empresa (B2B), mas a estratégia de comunicação acaba passando por algumas diferenças e cuidados. E é justamente aqui que entra a atuação de um profissional especializado em relacionamento com a imprensa.

Focando apenas em um negócio B2C, há alguns fatores que devem ser levados em conta. Um deles é seu público-alvo e a sua consequente segmentação. A audiência do segmento B2C geralmente é muito ampla, já que a mídia preferida deste público vai depender de fatores como idade, renda, gênero, localização.

Outro ponto para o sucesso dessa comunicação é a mensagem a ser levada para o seu público. Acredita-se que consumidores geralmente são afetados pela emoção. Portanto, é fundamental transmitir valor com o produto ou serviço.

Cabe aos profissionais de comunicação juntamente com a empresa definirem quais públicos atingir com uma mídia espontânea e por meio de quais canais – redes sociais e imprensa em geral. É fundamental que as mensagens a todos esses canais e os demais – marketing e publicidade – precisam estar alinhadas, mesmo que sejam agências diferentes.

Com os novos formatos de mídia, após a revolução digital, a comunicação do negócio B2C ficou ainda mais delicada quando se pensa em exposição. Os jornalistas utilizam a web para encontrar histórias interessantes, pessoas e empresas que possam se transformar em fontes para matérias e pautas diversas. Além disso, uma exposição negativa em uma rede social pode gerar uma pauta em um grande jornal ou revista.

Portanto, novamente, a estratégia de comunicação deve ser de pleno conhecimento de todos os envolvidos com essa exposição: assessorias de imprensa, redes sociais, marketing digital, publicidade, entre outros.

Aliada às ações de marketing, por exemplo, as atividades da assessoria de imprensa trazem resultados excelentes. Unir a experiência de um jornalista ou relações públicas ao direcionamento estratégico da empresa resulta em espaço qualificado na imprensa e marca sempre em evidência.

Está precisando de uma assessoria de imprensa? Entre em contato com o nosso time.

Consultoria de comunicação

Por Rogério Artoni

Encarar mudanças é sempre muito difícil, mais ainda para as companhias. Considerar que uma empresa está indo no rumo errado já é um primeiro passo para essa mudança. Normalmente as áreas de comunicação institucional ou empresarial das empresas apostam alto numa troca de posicionamento. Essa alteração, na forma como uma companhia se comunica com seus públicos, normalmente é feita por uma consultoria de comunicação ou uma consultoria de marketing, mas sempre em parceria com a própria empresa.

Essas consultorias (como a própria Race Comunicação) são as responsáveis pela elaboração de um plano que traça esse novo caminho. Normalmente um plano de comunicação determina, através de pesquisas e análises quais são os públicos-alvo, objetivos de comunicação, social e buyer personas, determina como se comunicar com esses públicos, de que forma, em que tom, determina metas, traça estratégias, refaz o brand book, repensa toda a comunicação da empresa, seja ela direcionada para o público interno ou externo.

Consultoria de comunicação

Fazer uma comunicação integrada é fundamental e uma consultoria de comunicação pode ajudar muito a integrar o marketing digital e o inbound marketing, o endomarketing, as ações de marketing, a comunicação interna, a gestão das redes sociais e a assessoria de imprensa de uma empresa. Mas tudo isso precisa ser mensurado e uma consultoria de comunicação também precisa ser medida. Então, entender se uma consultoria trouxe mesmo os resultados esperados é um caminho necessário para poder comprovar a eficácia e a eficiência das mudanças.

O trabalho de consultoria pode se apoiar nas métricas de cada uma das ferramentas já utilizadas. Ou seja, se a assessoria de imprensa já tem suas métricas, ela será uma base para medir a mudança sugerida pela consultoria. Se inbound já tem suas formas de medir, elas serão usadas também na consultoria. Porém, acima de tudo, pesquisas podem ser o melhor caminho para se medir os trabalhos de consultorias, mas para se ter parâmetros se faz é necessário elaborar pesquisas prévias ou ter dados antes de iniciar o trabalho de consultoria e ter dados para uma possível comparação entre o “antes” e o “depois”.

Fazer pesquisas de clima, avaliação de desempenho da comunicação da empresa, focus group, pesquisas de profundidade, avaliação os veículos de comunicação da empresa, media audit, existem várias formas de se analisar se a consultoria de comunicação está sendo eficaz e trazendo os resultados que se espera.

Caso sua empresa esteja precisando de uma consultoria de comunicação ou mesmo medir os resultados em comunicação, entre em contato com nossa equipe e saiba como podemos ajudar.

 

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