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Tudo que você precisa saber quando o assunto é Comunicação!

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Marketing Digital

6 passos para Dominar as Redes Sociais com Marketing Digital de Alto Impacto

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Por Evelyn Spada

Na segunda quinzena de janeiro, o Whatsapp anunciou um novo serviço para micro e pequenas empresas. Chamado de WhatsApp Business, a novidade facilita a comunicação com os clientes e possui recursos, como envio de mensagens automáticas e informações da empresa no perfil.

Sempre em busca de facilitar a vida de seus 1,3 bilhão de usuários, com a novidade, o WhatsApp permite que a empresa responda dúvidas e atenda reclamações de forma automatizada, a qualquer hora do dia.

Como o app de bate-papo muitas vezes mistura a vida pessoal e profissional, a atualização permite o envio de mensagens automáticas que auxilia o trabalho dos empreendedores com os contatos fora do expediente, por exemplo.

Além das mensagens, outra possibilidade do app para colaborar com o gerenciamento do negócio, é o acesso à métrica de uso do serviço, como o número de mensagens lidas ou respondidas. Ainda, a empresa poderá disponibilizar informações, como e-mail e endereço, em uma página de perfil.

Conversamos com Bruno Uehara, assessor de comunicação, e para ele, a novidade faz parte da série de atualizações do Facebook (detentor do WhatsApp e do Instagram). “O WhatsApp Business é uma alternativa que facilitará a comunicação da empresa com o cliente, ainda mais após o CEO Mark Zuckerberg afirmar que o Facebook priorizará posts de amigos no feed de notícias”, finaliza Uehara.

Inicialmente, a novidade será disponibilizada para usuários de seis países: Estados Unidos, Indonésia, Itália, México e Reino Unido.

Principais novidades:

– Perfil Comercial

É possível criar uma conta comercial com informações úteis como: nome do estabelecimento, horário de atendimento com número de telefone fixo, site oficial, ramo de atuação, descrição do negócio, endereço e telefone de contato.

– Respostas rápidas

A ferramenta também disponibiliza a opção de Respostas Rápidas, ou seja, é possível salvar as mensagens que enviar com frequência, e reutilizá-las para responder as perguntas mais comuns que sua empresa receber sem demora.

Envio de mensagens automatizadas

Para agilizar o atendimento, com o WhatsApp Business será possível criar mensagens automatizadas para responder o usuário instantaneamente. Seja uma mensagem de saudação ou mensagem de ausência informando o horário de expediente.

– Estatísticas de mensagens

Além disso, é possível acompanhar as métricas importantes de interações com os clientes, como o número de mensagens enviadas com sucesso, entregue e lido.

Por Lívia Caixeta

Ampliar a rede de contatos pode render resultados inesperados. Além disso, conhecer pessoas novas significa tomar conhecimento de novas experiências. Tudo isso pode ser alcançado em uma simples conversa, descompromissada em um evento corporativo, por exemplo. Ambientes informais, descontraídos favorecem novas conexões que renderão “bons frutos” no futuro.

Os eventos corporativos são um terreno fértil para novas relações profissionais. E para bem aproveitar essas oportunidades alguns aspectos devem ser observados:

#Para o evento:
– Preocupe-se e gaste tempo para definir e desenvolver os conteúdos que serão apresentados;
– Prepare uma boa recepção aos participantes/convidados;
– Invista no coffee break pois são nessas ocasiões que ocorrem as interações entre os participantes;
– Um ambiente agradável e condizente com a proposta do evento atraem e acolhem os convidados;
– Um brinde é sempre uma maneira de marcar e agradar os participantes.

#Para quem vai:
– Quantidade não é qualidade: bons contatos devem ser cultivados, de maneira que não é vantajoso possuir uma vasta lista de contatos que não possuem vínculos;
– Informe-se sobre o evento: investir tempo e energia em qualquer ação demanda planejamento. Analise quais as vantagens e oportunidades que o evento em questão pode lhe proporcionar;
– A análise reversa também é importante: entenda como sua empresa pode ser relevante para aquele evento e no que poderá acrescentar;
– Informe-se sobre o cronograma;
– Socialize-se: esqueça emails e outras atividades que lhe prendam ao celular, computador ou qualquer outro aparelho eletrônico que tire sua atenção do seu foco que é o networking;
– Circule pelo evento para identificar pessoas que possam ser interessantes e com quem seja possível desenvolver uma conversa construtiva;
– Registre os contatos feitos e use as redes sociais a seu favor para manter a conexão.

Debate com Rafael Dantas (Rango do Rafa) e Julia Jaccoud (A Matemaníaca) discute potencial de influenciadores como canais estratégicos

Por Bruno Uehara

Foi realizada nesta terça-feira (23) mais uma edição do Race Talks, evento de troca de conhecimento entre profissionais e especialistas de comunicação. Para o primeiro debate de 2018 foram convidados os influenciadores Rafael Dantas, do canal Rango do Rafa, e Julia Jaccoud, conhecida como A Matemaníaca. A dupla detalhou como funciona a relação constante com as marcas e explicou quais são os principais desafios enfrentados como profissionais do segmento.

Leia também: O que é e como utilizar o Facebook ADS?

A política do feed de notícias do Facebook e seu impacto na comunicação corporativa

Segundo Rafael, que produz vídeos de receitas há quatro anos, muitas empresas se restringem aos canais com milhões de inscritos, por isso acabam deixando de atingir um público estratégico em suas ações. “As marcas precisam ver além do número de seguidores. Nem sempre um canal do YouTube tem a maioria de fãs dentro do perfil de interesse”, diz.

Julia, que apresenta a matemática além de fórmulas e teorias, enfrenta um segmento de influenciadores ainda em desenvolvimento: o de educação. Ao contrário da gastronomia, que se popularizou e possui diversos porta-vozes, sua categoria vem ganhando notoriedade principalmente com a plataforma YouTube Edu, da qual é parceira, que reúne vídeo-aulas sobre temas diversos. “Meu canal tem foco na divulgação da matemática sem muitas teorias e fórmulas decoradas. O nicho é muito específico, o que ainda dificulta parcerias com algumas marcas”, completa.

Veja mais: Planejamento estratégico com influenciadores digitais

Entenda como funciona o monitoramento de redes sociais

Para Rafael, liberdade criativa é a palavra-chave para uma ação bem-sucedida. Em outros termos, quanto menos limitador for um briefing, mais natural soará o discurso. “Costumo receber pequenas orientações das marcas, junto com os principais pontos que precisam ser destacados. Esse formato funciona bem porque o dono do canal conhece seu público e sabe qual a melhor forma de se produzir conteúdo.” Além disso, quanto mais influenciadores envolvidos em uma campanha, mais eficiente será o impacto. Rafael exemplificou com a ação #CaixaSurpresaAjinomoto, em comemoração aos 60 anos da Ajinomoto do Brasil – cliente da Race Comunicação –, que contou com a participação de dez perfis influentes da gastronomia em um desafio culinário.

Apesar da diferença temática entre Rango do Rafa e A Matemaníaca, Rafael e Julia reforçaram um ponto importante ao longo do debate: os influenciadores têm muito potencial a ser explorado e ainda precisam ser compreendidos como canais estratégicos de comunicação. O período atual é de transição e, em um futuro próximo, poderão conquistar o posto de tradicionais veículos como revistas, jornais e até mesmo a televisão.

Por Filipe Andrade

Uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, o Facebook possibilita que perfis comerciais (páginas) dinamizem e intensifiquem sua presença junto ao público, através de investimentos em posts. A ferramenta é conhecida como Facebook ADS.

Funciona mais ou menos assim: o usuário pode impulsionar sua publicação, selecionando o(s) público(s) que deseja atingir, a região geográfica, etc. Trata-se, portanto, de uma ferramenta eficaz quando o assunto é estar em contato, seja com potenciais ou clientes ativos.

Esses investimentos, obviamente, têm um custo, que é determinado pelo próprio usuário. Ou seja, ele escolhe quanto deseja pagar e, de acordo com aquele valor, o Facebook determina o alcance da página/publicações.

É importante destacar que o aumento de seguidores de uma rede social na internet será sempre proporcional à popularidade da marca mas, acima de tudo, aos investimentos feitos pela organização naquela plataforma. O usuário paga, literalmente, para o Facebook divulgar sua marca. A premissa é a mesma para o Instagram.

A utilização dessa ferramenta é simples, mas exige um conhecimento prévio das métricas (ações, alcance, cliques, engajamento, frequência, etc.) adotadas pela rede social para a definição das estratégias (que depende da filosofia do negócio) e a mensuração dos resultados, um importante item quando se usa o Facebook ADS.

Hoje há inúmeras agências especializadas para esse tipo de serviço. E a Race é uma delas!

Se interessou? Entre em contato conosco!

Por Thamyris Barbosa

Um vídeo corporativo pode servir para muitos propósitos diferentes. É um importante aliado na apresentação de sua empresa para novos contratados ou mesmo para clientes (B2B ou B2C). Pode ser também uma excelente ferramenta na hora de difundir um novo posicionamento de marca ou para divulgar novos produtos.

Mesmo que você contrate uma empresa para produzir essa material, há uma série de direcionamentos fundamentais para o bom resultado do trabalho que devem ser fornecidos pela sua empresa. Por isso, é importante ter uma visão clara do que ou quem sua empresa pretende atingir. Para ajudá-lo nessa missão, selecionamos três importantes dicas para dirigir seu próximo vídeo.

Determine seu público alvo

Todos os vídeos corporativos são essencialmente ferramentas de marketing feitas para mostrar sua companhia ou para anunciar novidades a um público específico. Mas sua mensagem pode perder a eficácia caso o público alvo não esteja claramente delimitado. Isso irá definir o restante do processo e guiar questões como linguagem, mensagem, estilo e até duração do filme. Por isso, antes de pensar no conteúdo do material, escolha cuidadosamente as pessoas que você gostaria de atingir com essa mensagem.

Seja sentimental

Profissionais especializados em marketing entendem o quão importante as emoções são na hora de vender um produto. Mesmo que a maioria das pessoas se considerem completamente racionais na hora de ir às compras, estudos mostram o contrário. A verdade é que a vasta maioria das decisões – se não todas elas – são guiadas pela emoção. Tire vantagem disso. Conte uma história de forma comovente e motivadora – na dose certa. Assim, sua mensagem estabelecerá conexões emocionais com quem assiste.

Não fale, mostre

O vídeo é um meio perfeito para mostrar o quanto sua empresa ou seus produtos/serviços podem melhorar a qualidade de vida das pessoas. Não fique somente citando um monte de fatos e estatísticas. Evite explicações detalhadas sobre como determinado processo funciona. Apenas mostre. Utilize esse recurso para demonstrar os benefícios intangíveis que são difíceis de explicar com palavras.

Essas dicas certamente facilitarão a montagem do seu vídeo corporativo e contribuirão para que ele seja o mais assertivo possível. Uma boa comunicação depende de estratégia. Quanto mais planejadas forem as ações, mais assertividade e melhores resultados elas trarão à sua empresa.

Por João Pedro Andrade

Na segunda semana de 2018, o Facebook anunciou uma nova política para o feed de notícias de seus usuários. A partir daquela data e em nome de uma melhor interação social, a rede social faria um retorno às suas origens, dando preferência ao conteúdo de familiares e amigos de seus usuários e dando menos prioridade ao conteúdo de marcas e produtos.

A ação custou cerca de US$3 bi em ações a Mark Zuckerberg e traz novos desafios às empresas que utilizavam a plataforma como ferramenta de divulgação. Com menos espaço nas timelines, RPs, assessores e marketeers terão que fazer novos planejamentos de social media – mais criativos e eficientes para cativar seu público e angariar novos clientes.

É importante lembrar que uma das razões dessa mudança foi a utilização do Facebook para a alta disseminação de click-baits e fake news durante o ano de 2017. Por isso, nesse novo planejamento, ações que transmitam a verdade ou mesmo que não exagerem a eficácia de seus produtos deverão, naturalmente, ganhar mais espaço.

Sendo a rede de Zuckerberg uma plataforma de conexão de pessoas, estratégias que motivem o público a interagirem entre si também podem se tornar boas opções. Uma vez que a busca orgânica por marcas no Facebook é quase inexistente, mais que nunca será necessário que as marcas estudem e compreendam o real perfil de seus clientes e suas necessidades para então melhor atendê-los.

Por fim, a mudança poderá também ser traduzida em oportunidades. As marcas, agências e profissionais que desenvolverem campanhas e ações que conectem os usuários em um nível profundo aos seus contatos – além da marca que representam – poderão ter encontrado o Santo Graal dessa nova era Zuckerberguiana.

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