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Tudo que você precisa saber quando o assunto é Comunicação!

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Maximizando o Potencial Digital: A Importância do Monitoramento de Redes Sociais

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A Nova Era do LinkedIn: Como Aproveitar as Mudanças em seu Perfil Profissional

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Comunicação Interna: 05 tendências para 2024

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Marketing Digital

6 passos para Dominar as Redes Sociais com Marketing Digital de Alto Impacto

Por Priscila Santana Conquistar as redes sociais com Marketing Digital não é apenas uma tarefa, é uma arte que demanda estratégia, criatividade e consistência. Com bilhões de usuários ativos em …

Por Gabriel Pedreschi

Com a correria do dia a dia, nem todas as pessoas conseguem separar alguns minutos para acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo. Em busca de manter a pauta e a informação sempre acessíveis, mesmo quando o tempo é escasso, a TV indoor pode ser uma ótima solução quando adicionada a diversos pontos de passagens, como aeroportos, shoppings e elevadores.

Mas, para cumprir o seu papel de informar com agilidade e precisão, os veículos escolhem, através dos critérios de noticiabilidade, os destaques do dia e as informações necessárias, como por exemplo, previsão do tempo e trânsito.

Além da produção de texto, a utilização da TV indoor possibilita a utilização de fotos e, até mesmo, a exibição de vídeos – algo que não seria possível caso o meio fosse impresso. Outra vantagem deste recurso é inserir anúncios segmentados para um determinado público.

Para saber mais sobre mídia indoor acesse o post “Por que investir em mídia digital indoor”.

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Por Daniela Dalio

Ao se instalar no Brasil, uma empresa estrangeira deve ficar atenta a uma dezena de desafios – econômicos, burocráticos, sociais, culturais, logísticos, entre outros. E o que nem sempre acontece em um primeiro momento, porém é altamente recomendado é que a comunicação e o relacionamento com a imprensa também devem estar incluídos nesta “cesta”.

É essencial que a empresa já adote um planejamento de como será a sua comunicação com seus públicos de interesse. Neste contexto, a imprensa é um público primordial. E nada mais indicado neste momento que uma boa consultoria de profissionais especializados no relacionamento com a imprensa local.

Uma assessoria de imprensa local entende como funciona a mídia brasileira, que certamente tem suas particularidades e nem sempre (ou quase nunca) será como o país sede da companhia. Uma agência brasileira sabe com quem e como falar – o que vai ser fundamental para direcionar o planejamento de comunicação de acordo com os objetivos da companhia no país.

Vale lembrar também da importância para a empresa, e para o sucesso do trabalho, em adotar uma postura mais aberta no sentido de descentralizar alguns processos. Claro que existirão autorizações e  reportes à matriz, mas, muitas vezes, serão necessárias adaptações ao funcionamento e atendimento da imprensa local.

Por mais credibilidade e reconhecimento que uma empresa estrangeira tenha na mídia nacional, o contato e a forma de relacionamento com os profissionais da imprensa brasileira são fundamentais para não colocar em risco uma imagem e reputação já adquiridas globalmente.

Por Lívia Caixeta

O momento de crise política e econômica pelo qual passa o Brasil tem mostrado, com diversos exemplos, o quão importante é a comunicação neste contexto, seja na comunicação interna, institucional e, principalmente no relacionamento com as mídias. Os exemplos são diversos:

1. Redes Sociais: uma boa gestão de comunicação pode, por exemplo, anular ou amenizar uma crise de imagem provocada por uma situação banal mas que ganha relevância se viraliza nas redes sociais.

2. Relacionamento com a mídia: a geração de mídia espontânea, por meio de ações de assessoria de imprensa, principalmente, é a maneira mais barata e eficaz de manter o assessorado (empresa, produto, pessoa pública, etc.) em pauta. Além disso, se bem elaboradas, as sugestões de pauta ganham destaque quando fogem do noticiário factual. Com enfoques leves porém informativos, de alguma maneira, melhoram a rotina dos consumidores finais, que são os telespectadores, leitores, ouvintes, enfim, o cidadão!

3. Comunicação Interna: mais do que em qualquer outro momento, a rádio-peão ganha força quando uma situação de crise – seja de gestão ou financeira – assombra uma companhia. Soma-se a isto o desafio de manter uma equipe motivada quando tudo – o trabalho e a vida pessoal – não vai bem. A comunicação interna é uma poderosa ferramenta para fazer do colaborador um aliado da companhia e, com isso, manter a produtividade alta.

4. Gestão de Conteúdo: manter os canais de comunicação atualizados é primordial e ganha ainda mais relevância se há crise. Uma boa estratégia aliada a um plano de comunicação bem alinhado com os diversos departamentos da empresa auxiliam na diversificação das notas de um blog, por exemplo, ou nas notícias que serão publicadas no site corporativo. Quanto maior a abrangência das publicações menor o risco de interpretações negativas ou polarização da informação.

Por isso, antes de cortar a verba da comunicação para se adequar ao orçamento que foi reduzido, é importante avaliar qual será o impacto desta ação para a imagem, engajamento e relacionamento da companhia. Muitas vezes, a comunicação que é subestimada, pode ser a “tábua de salvação” por ser uma ferramenta de diferenciação e credibilidade.

São as estratégias de comunicação que garantirão a visibilidade da marca e o reforço do posicionamento junto aos diversos públicos com os quais se deve conversar.

Por Rodolfo Zanchin

Embora vivamos em um mundo cada vez mais tecnológico, todas as instituições e businesses são feitas de pessoas para pessoas. Por isso, cada vez mais precisamos deixar claro para os públicos de interesse que todos os trabalhos são desenvolvidos por seres humanos que utilizam da tecnologia para entregar o “produto” especialmente para aquela pessoa (cliente). Essa é a base do Marketing de Empatia. O melhor modo de conquistar o cliente é gerando empatia – já que uma imagem vale mais que mil palavras, encontrei uma definição gráfica precisa sobre o termo:

A empatia se tornou uma ferramenta de marketing que consiste não só na criação de um produto, mas também na experiência do usuário. Nesse novo modo de fazer negócio, o cliente se torna o centro da criação. Trata-se de um novo posicionamento que, por meio de experiências, permite que o cliente se identifique com a sua marca e se torne fiel aos seus produtos

A Nike, por exemplo, não quer se tornar “referência mundial em produtos esportivos” – isso é muito egoísta, somente voltado para os objetivos da empresa. Ao contrário, ela se posiciona como uma empresa/marca que quer “desenvolver o atleta em cada um”. Dessa forma, ela está, inteiramente, apostando no cliente, gerando valor e experiência para ele. Ficou mais claro?

Pense nisso durante a próxima campanha e guarde essa palavra: EMPATIA, ela já é base de muitas marcas do futuro, pode apostar!

Por Thamyris Barbosa

Português impecável e estratégias de redação não são mais suficientes para colocar seu texto entre os mais acessados da semana. Esses pontos são importantes sim, fundamentais, aliás. Mas não são rastreados pelos buscadores na hora de encontrar seu material neste mar de informações que é a internet. Para fazer com que seu conteúdo se sobressaia entre os outros, as técnicas de SEO podem ajudar.

Você provavelmente já viu essa sigla em algum lugar. Ela é uma abreviação de Search Engine Optimization que, na prática, é o conjunto de técnicas que otimizam seu conteúdo nas intermináveis listas do Google, Bing, Yahoo!, Ask, entre outros. Com essas estratégias, seu texto pode sair na frente e alcançar muito mais readers, curtidas e compartilhamentos. E já que destacar-se é crucial para o mundo corporativo, separamos abaixo algumas dicas que vão ajuda-lo a adequar-se ao manual de redação dos mecanismos de procura:

Título – Os títulos devem ser sempre impactantes, concisos e conter uma ou duas palavras-chave (de preferência ao lado esquerdo da página). O ideal é não ultrapassar os 70 caracteres para não aparecer quebrado nas páginas de pesquisa.

Palavra-chave – As palavras-chave são as grandes protagonistas de qualquer técnica de SEO. Elas devem ser escolhidas criteriosamente, vale até dar uma pesquisada para descobrir quais são as mais usadas.  O ideal é que elas apareçam, além de no título, no primeiro e último parágrafo e também em alguns intertítulos. Tenha cuidado para não abusar delas, senão será “punido” pela repetição e não aparecerá nas buscas de usuários.

Tamanho – Nem tão longo, nem muito curto. O texto deve respeitar, em média o limite de 300 a 500 palavras. É claro que tudo vai depender da quantidade de informações e do estilo de escrita do autor, mas cuidado para não extrapolar.

Links – Pense assim: você precisa manter o seu leitor no seu site. Se ele foi parar lá, não deixe-o sair tão cedo. Para isso, você deve oferece-lo conteúdos com o mesmo assunto. Se esses links estiverem “camuflados” no meio da leitura, melhor ainda. A ideia é emendar um assunto no outro, segurar o leitor ao máximo na sua página e fidelizá-lo.

Com esse breve tutorial, você não irá se tornar nenhum expert em SEO, mas poderá aumentar muito os acessos à sua página. Vale lembrar que assuntos atuais e uma escrita envolvente são tão essenciais quanto qualquer técnica de otimização. Por tanto, abuse da sua inspiração.

Por João Andrade

Você já aprendeu aqui que ter um material em vídeo apresentando a sua empresa pode ajudar muito nos negócios. Além de criar conexão com o público, um vídeo no seu site poderá favorecê-lo em sites de ferramentas de busca, como o Google. Porém, fazer o vídeo não é o bastante. A sua mensagem deve estar alinhada àquilo que sua empresa prega e oferece.

Antes de começar a produzir, é importante fazer um plano daquilo que se deseja alcançar, o que e para quem o vídeo irá comunicar. Isso ajudará na elaboração do conteúdo, assim como a linguagem que será utilizada e o valor que você deseja agregar àqueles que assistem.

Lembre-se que cada público possui um perfil – e cada perfil, um tipo de abordagem. Tente descobrir quais são os pontos de interrogação que permeiam a mente da sua audiência. Você pode enumerar tópicos com as informações mais importantes que deseja comunicar para, então, decidir o caminho que vídeo irá seguir – um webnar, uma vídeo-aula, testemunhos de clientes, entrevistas, vídeos motivacionais, etc.

Depois chega o momento de decidir quem vai produzir esse conteúdo. Para saber, você deve se questionar quanto ao nível de qualidade que o material requer e ao orçamento disponível para efetuar a ideia. Poderá ser alguém da empresa que tenha conhecimento de produção audiovisual ou uma produtora externa. Antes de iniciar a produção, tenha um roteiro do conteúdo e entregue a pessoas de confiança para uma segunda opinião.

Por último, escolha onde seu vídeo irá morar de agora em diante. Além de fazer o upload em sites de streaming, como YouTube, Vimeo e Daily Motion, ele deve ter um espaço reservado em seu site. Não esqueça de colocar um link para a página da empresa na descrição do vídeo. Isso irá contribuir com o seu SEO.

 

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Maximizando o Potencial Digital: A Importância do Monitoramento de Redes Sociais

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Podemos celebrar o Dia Internacional da Mulher?

Por Priscila Santana O Dia Internacional da Mulher já nasceu como um dia de luta por direitos, por melhores condições de vida e, apesar de conquistas e avanços, esse dia ainda é sobre isso.  É sobre os desafios contínuos que enfrentamos diariamente em uma sociedade profundamente enraizada na desigualdade de gênero. Somos confrontadas com obstáculos sistêmicos que minam nossas oportunidades, nossa dignidade e nossa segurança. Você sabia que até 1932 a mulher não podia votar? 

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