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Tudo que você precisa saber quando o assunto é Comunicação!

Marketing Digital

6 passos para Dominar as Redes Sociais com Marketing Digital de Alto Impacto

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O Dia Internacional da Mulher já nasceu como um dia de luta por direitos, por melhores condições de vida e, apesar de conquistas e avanços, esse dia ainda é sobre isso. 

Podemos celebrar o Dia Internacional da Mulher?

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O papel sinérgico entre Assessoria de Imprensa e Relações Públicas

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Setembro Amarelo: 5 maneiras de melhorar a saúde mental no ambiente de trabalho

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ChatGPT: 5 pontos relevantes sobre a ferramenta do momento

Helena Sereza Com a chegada de novas ferramentas digitais, o mercado de trabalho se adapta para acomodar tecnologias inovadoras. Uma das plataformas que mais se destaca atualmente é o ChatGPT …

Por Filipe Andrade

A primeira coisa que todo gestor precisa saber: comunicação não é (e não deve ser) um departamento. Dela depende a razão de ser de uma organização e, portanto, ela deve ser tratada como elemento indispensável à instituição.

Seus impactos nos negócios são, consequentemente, diretos e inquestionáveis. Uma organização sem uma comunicação estruturada dificilmente terá condições de falar com propriedade a seus stakeholders e, assim, perderá seu espaço para empresas que trabalhem melhor esse conceito.

Dentro dessa premissa, os gestores devem estar cientes que não é possível escolher entre comunicar ou não comunicar – a não ser que ele queira também escolher entre o sucesso e o fracasso de sua organização.

Por isso, da mesma forma que o gestor faz o planejamento financeiro, de pessoal e de mercado, ele deve planejar sua comunicação em pé de igualdade com os demais elementos, pois estão intrinsecamente ligados.

É necessário, portanto, pensar e planejar sobre quem irá falar (quais canais), o que será falado (qual mensagem, qual o perfil), com qual periodicidade e, acima de tudo, para quem a organização irá falar.

Afinal, quem não é visto não é lembrado.

Por Gabriel Pedreschi

Com a correria do dia a dia, nem todas as pessoas conseguem separar alguns minutos para acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo. Em busca de manter a pauta e a informação sempre acessíveis, mesmo quando o tempo é escasso, a TV indoor pode ser uma ótima solução quando adicionada a diversos pontos de passagens, como aeroportos, shoppings e elevadores.

Mas, para cumprir o seu papel de informar com agilidade e precisão, os veículos escolhem, através dos critérios de noticiabilidade, os destaques do dia e as informações necessárias, como por exemplo, previsão do tempo e trânsito.

Além da produção de texto, a utilização da TV indoor possibilita a utilização de fotos e, até mesmo, a exibição de vídeos – algo que não seria possível caso o meio fosse impresso. Outra vantagem deste recurso é inserir anúncios segmentados para um determinado público.

Para saber mais sobre mídia indoor acesse o post “Por que investir em mídia digital indoor”.

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Por Daniela Dalio

Ao se instalar no Brasil, uma empresa estrangeira deve ficar atenta a uma dezena de desafios – econômicos, burocráticos, sociais, culturais, logísticos, entre outros. E o que nem sempre acontece em um primeiro momento, porém é altamente recomendado é que a comunicação e o relacionamento com a imprensa também devem estar incluídos nesta “cesta”.

É essencial que a empresa já adote um planejamento de como será a sua comunicação com seus públicos de interesse. Neste contexto, a imprensa é um público primordial. E nada mais indicado neste momento que uma boa consultoria de profissionais especializados no relacionamento com a imprensa local.

Uma assessoria de imprensa local entende como funciona a mídia brasileira, que certamente tem suas particularidades e nem sempre (ou quase nunca) será como o país sede da companhia. Uma agência brasileira sabe com quem e como falar – o que vai ser fundamental para direcionar o planejamento de comunicação de acordo com os objetivos da companhia no país.

Vale lembrar também da importância para a empresa, e para o sucesso do trabalho, em adotar uma postura mais aberta no sentido de descentralizar alguns processos. Claro que existirão autorizações e  reportes à matriz, mas, muitas vezes, serão necessárias adaptações ao funcionamento e atendimento da imprensa local.

Por mais credibilidade e reconhecimento que uma empresa estrangeira tenha na mídia nacional, o contato e a forma de relacionamento com os profissionais da imprensa brasileira são fundamentais para não colocar em risco uma imagem e reputação já adquiridas globalmente.

Por Lívia Caixeta

O momento de crise política e econômica pelo qual passa o Brasil tem mostrado, com diversos exemplos, o quão importante é a comunicação neste contexto, seja na comunicação interna, institucional e, principalmente no relacionamento com as mídias. Os exemplos são diversos:

1. Redes Sociais: uma boa gestão de comunicação pode, por exemplo, anular ou amenizar uma crise de imagem provocada por uma situação banal mas que ganha relevância se viraliza nas redes sociais.

2. Relacionamento com a mídia: a geração de mídia espontânea, por meio de ações de assessoria de imprensa, principalmente, é a maneira mais barata e eficaz de manter o assessorado (empresa, produto, pessoa pública, etc.) em pauta. Além disso, se bem elaboradas, as sugestões de pauta ganham destaque quando fogem do noticiário factual. Com enfoques leves porém informativos, de alguma maneira, melhoram a rotina dos consumidores finais, que são os telespectadores, leitores, ouvintes, enfim, o cidadão!

3. Comunicação Interna: mais do que em qualquer outro momento, a rádio-peão ganha força quando uma situação de crise – seja de gestão ou financeira – assombra uma companhia. Soma-se a isto o desafio de manter uma equipe motivada quando tudo – o trabalho e a vida pessoal – não vai bem. A comunicação interna é uma poderosa ferramenta para fazer do colaborador um aliado da companhia e, com isso, manter a produtividade alta.

4. Gestão de Conteúdo: manter os canais de comunicação atualizados é primordial e ganha ainda mais relevância se há crise. Uma boa estratégia aliada a um plano de comunicação bem alinhado com os diversos departamentos da empresa auxiliam na diversificação das notas de um blog, por exemplo, ou nas notícias que serão publicadas no site corporativo. Quanto maior a abrangência das publicações menor o risco de interpretações negativas ou polarização da informação.

Por isso, antes de cortar a verba da comunicação para se adequar ao orçamento que foi reduzido, é importante avaliar qual será o impacto desta ação para a imagem, engajamento e relacionamento da companhia. Muitas vezes, a comunicação que é subestimada, pode ser a “tábua de salvação” por ser uma ferramenta de diferenciação e credibilidade.

São as estratégias de comunicação que garantirão a visibilidade da marca e o reforço do posicionamento junto aos diversos públicos com os quais se deve conversar.

Por Rodolfo Zanchin

Embora vivamos em um mundo cada vez mais tecnológico, todas as instituições e businesses são feitas de pessoas para pessoas. Por isso, cada vez mais precisamos deixar claro para os públicos de interesse que todos os trabalhos são desenvolvidos por seres humanos que utilizam da tecnologia para entregar o “produto” especialmente para aquela pessoa (cliente). Essa é a base do Marketing de Empatia. O melhor modo de conquistar o cliente é gerando empatia – já que uma imagem vale mais que mil palavras, encontrei uma definição gráfica precisa sobre o termo:

A empatia se tornou uma ferramenta de marketing que consiste não só na criação de um produto, mas também na experiência do usuário. Nesse novo modo de fazer negócio, o cliente se torna o centro da criação. Trata-se de um novo posicionamento que, por meio de experiências, permite que o cliente se identifique com a sua marca e se torne fiel aos seus produtos

A Nike, por exemplo, não quer se tornar “referência mundial em produtos esportivos” – isso é muito egoísta, somente voltado para os objetivos da empresa. Ao contrário, ela se posiciona como uma empresa/marca que quer “desenvolver o atleta em cada um”. Dessa forma, ela está, inteiramente, apostando no cliente, gerando valor e experiência para ele. Ficou mais claro?

Pense nisso durante a próxima campanha e guarde essa palavra: EMPATIA, ela já é base de muitas marcas do futuro, pode apostar!

Por Thamyris Barbosa

Português impecável e estratégias de redação não são mais suficientes para colocar seu texto entre os mais acessados da semana. Esses pontos são importantes sim, fundamentais, aliás. Mas não são rastreados pelos buscadores na hora de encontrar seu material neste mar de informações que é a internet. Para fazer com que seu conteúdo se sobressaia entre os outros, as técnicas de SEO podem ajudar.

Você provavelmente já viu essa sigla em algum lugar. Ela é uma abreviação de Search Engine Optimization que, na prática, é o conjunto de técnicas que otimizam seu conteúdo nas intermináveis listas do Google, Bing, Yahoo!, Ask, entre outros. Com essas estratégias, seu texto pode sair na frente e alcançar muito mais readers, curtidas e compartilhamentos. E já que destacar-se é crucial para o mundo corporativo, separamos abaixo algumas dicas que vão ajuda-lo a adequar-se ao manual de redação dos mecanismos de procura:

Título – Os títulos devem ser sempre impactantes, concisos e conter uma ou duas palavras-chave (de preferência ao lado esquerdo da página). O ideal é não ultrapassar os 70 caracteres para não aparecer quebrado nas páginas de pesquisa.

Palavra-chave – As palavras-chave são as grandes protagonistas de qualquer técnica de SEO. Elas devem ser escolhidas criteriosamente, vale até dar uma pesquisada para descobrir quais são as mais usadas.  O ideal é que elas apareçam, além de no título, no primeiro e último parágrafo e também em alguns intertítulos. Tenha cuidado para não abusar delas, senão será “punido” pela repetição e não aparecerá nas buscas de usuários.

Tamanho – Nem tão longo, nem muito curto. O texto deve respeitar, em média o limite de 300 a 500 palavras. É claro que tudo vai depender da quantidade de informações e do estilo de escrita do autor, mas cuidado para não extrapolar.

Links – Pense assim: você precisa manter o seu leitor no seu site. Se ele foi parar lá, não deixe-o sair tão cedo. Para isso, você deve oferece-lo conteúdos com o mesmo assunto. Se esses links estiverem “camuflados” no meio da leitura, melhor ainda. A ideia é emendar um assunto no outro, segurar o leitor ao máximo na sua página e fidelizá-lo.

Com esse breve tutorial, você não irá se tornar nenhum expert em SEO, mas poderá aumentar muito os acessos à sua página. Vale lembrar que assuntos atuais e uma escrita envolvente são tão essenciais quanto qualquer técnica de otimização. Por tanto, abuse da sua inspiração.

Diversidade e Inclusão

Diversidade, Equidade e Inclusão: TEORIA X PRÁTICA: como mudar essa realidade?

por Majú Pessoa   Apesar de todas as campanhas e ações empreendidas, sabemos que muitas vezes elas não são suficientes para promover o engajamento coletivo de uma organização, especialmente da média e alta liderança, em relação às questões de Diversidade, Equidade e Inclusão. No entanto, é essencial o envolvimento desse público estratégico em pautas de equidade, pois isso desempenha um papel primordial no fortalecimento da mudança cultural e narrativa de uma marca empregadora. Desenvolver e

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imagem de monitoramento

Maximizando o Potencial Digital: A Importância do Monitoramento de Redes Sociais

Por Felipe Biani Atualmente, vivemos em um mundo amplamente digitalizado, onde a Internet nos proporciona acesso a uma variedade de recursos. Em um cenário onde nossa presença online é tão crucial quanto a física, é fundamental manter uma vigilância constante sobre nossas interações e reputação nas redes sociais, especialmente ao lidar com marcas. O Monitoramento de Redes Sociais surge como uma ferramenta indispensável nesse contexto. O Monitoramento de Redes Sociais desempenha um papel vital para

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A Nova Era do LinkedIn: Como Aproveitar as Mudanças em seu Perfil Profissional

Por Diego Gandolfo Como profissionais em busca de oportunidades e conexões valiosas, é importante ficarmos atentos às mudanças nas plataformas que usamos para promover nossa carreira. Recentemente, o LinkedIn, a maior rede de networking profissional do mundo, anunciou uma série de mudanças em suas funcionalidades para proporcionar uma experiência mais inclusiva e enriquecedora para seus usuários. Uma das mudanças mais significativas é o fim do “modo criador”. Antes, os usuários precisavam ativar manualmente esse modo

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Processo eficiente para uma gestão de crise assertiva

Processo eficiente para uma gestão de crise assertiva, por Maira Manesco   Estamos vivendo em um mundo dinâmico e complexo. As organizações estão constantemente expostas a infinitos desafios que podem comprometer sua estabilidade e reputação. Diante deste cenário, a habilidade de gerenciar crises de forma assertiva torna-se crucial para a sobrevivência e o sucesso a longo prazo.  Assim, é necessário agir pensando em processos eficientes para enfrentar os possíveis riscos de imagem. A gestão de

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Comunicação Interna: 05 tendências para 2024

Por Maju Pessoa Cada vez mais, a Comunicação Interna se revela como uma das áreas mais estratégicas e essenciais nas organizações, demonstrando ser um ponto em comum das empresas com os melhores resultados financeiros. Além disso, uma boa comunicação com os colaboradores traz outras vantagens, como o fortalecimento da cultura organizacional, o estímulo ao comportamento positivo, a quebra de barreiras entre departamentos e o reconhecimento da importância do impacto do trabalho de cada colaborador. Em

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Marketing Digital

6 passos para Dominar as Redes Sociais com Marketing Digital de Alto Impacto

Por Priscila Santana   Conquistar as redes sociais com Marketing Digital não é apenas uma tarefa, é uma arte que demanda estratégia, criatividade e consistência. Com bilhões de usuários ativos em plataformas como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, TikTok e muito mais, o terreno é vasto para marcas e indivíduos construírem relacionamentos significativos, promoverem suas marcas e se conectarem com seu público-alvo. Se você deseja maximizar sua presença online, aqui estão estratégias eficazes focadas em Marketing

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